27 de junho de 2012

SFR Motorsport vence em Monção

 Depois de várias provas onde estiveram perto de vencer, foi no Rali de Monção que a equipa da SFR Motorsport conseguiu garantir a primeira vitória da época, nesta que foi a quarta ronda do Desafio Modelstand.

As duas duplas da equipa, Gil Antunes/Carlos Ramiro e Pedro Fins/Sérgio Rocha estiveram em lugar de destaque, já se Gil Antunes acabou por dominar o rali, Pedro Fins conseguiu também ele intrometer-se entre os lugares do pódio nos troços cronometrados.

Gil Antunes levou o 206 Gti ao comando do rali na segunda PEC, para nunca mais o deixar conseguindo em Monção uma merecida vitória onde venceram cinco dos seis troços cronometrados.
“Foi um rali muito produtivo. As provas anteriores também correram bem, mas esta vitória vem nos trazer ainda mais ânimo na luta pelo troféu. Entramos um pouco cautelosos no primeiro troço, mas no seguinte conseguimos contrariar isso e vencemos a especial. A partir do momento que vimos o nosso mais directo adversário parado, optamos por fazer uma prova ainda mais concentrados, rodando num ritmo forte, mas sempre de forma a gerir bem a nossa prova e evitar qualquer erro. Correu tudo em pleno, vencemos todos os troços até ao final do rali, dou os meus parabéns ao meu navegador, o Carlos Ramiro pelo desempenho na prova, assim como a toda a equipa da SFR Motorsport, pois contamos com um 206 Gti que esteve em pleno. Saímos de Monção com um sexto lugar da geral, 3º entre os carros de duas rodas motrizes e vencedores do Desafio Modelstand, o que nos permite agora ascender à liderança do troféu”, adiantou o piloto de Almargem do Bispo.

 Pedro Fins também teve um bom desempenho mas um furo veio a estragar por completo o resultado final no rali.

Como nos afirmou o piloto "Voltamos a entrar bem, com um terceiro tempo na primeira PEC logo atrás do Diogo e do Gil. Com a desistência do Diogo na segunda PEC estávamos no segundo lugar, mas logo no inicio da terceira especial acabamos por furar e perder mais de 4 minutos, caindo assim para o sexto lugar."

O piloto do 206 Gti adianta ainda que "Penso que poderíamos ter saído de Monção com um segundo lugar porque fomos sempre mais rápidos do que os nossos adversários, mas os ralis são mesmo assim, e de repente tudo pode mudar."
O Campeonato Open de Ralis e o Desafio Modelstand vão agora parar por sensivelmente dois meses, altura onde as equipas preparam da melhor forma a fase de terra do campeonato, que terá inicio em Setembro com o Rallye Oliveira do Hospital.

26 De Junho de 2012

Pilotos SFR Motorsport – Rali de Monção:

Gil Antunes/Carlos Ramiro – Peugeot 206 Gti – 1º Desafio ModelStand/6º Geral/3º Categoria 1

Pedro Fins/Sérgio Rocha – Peugeot 206 Gti – 6º Desafio Modelstand/30º Geral/24º Categoria 1

Nuno Coelho: Resultado foi positivo


 Depois de alguns azares nas duas provas anteriores, a dupla Nuno Coelho e Pedro Alves conseguiram em Monção por um ponto final nos problemas e fizeram uma boa exibição no Rali de Monção, a quarta jornada do Desafio Modelstand.

A equipa entrou com algumas cautelas no primeiro troço, registando um tempo menos bom. No troço seguinte um acidente de um outro concorrente levou à neutralização do troço, onde foi depois atribuído um tempo de um concorrente bastante mais lento à dupla do Peugeot 206 Gti, o que os levou a descer à última posição do troféu.

Muito prejudicados com esta situação Nuno Coelho e Pedro Alves entraram ao ataque nas segundas passagens e PEC a PEC fizeram uma prova notável que os levou a recuperar muitas posições, destacando-se ainda o facto de terem rodado sempre nas três primeiras posições da competição monomarca.


Com isto a equipa conseguiu recuperar da nona posição até à quarta, o que demonstra bem o ritmo aplicado durante a segunda secção do rali, mas que em termos de resultado final não traduz a maioria dos tempos nos troços, onde a equipa rodou constantemente em segundo e terceiro.

Como nos salienta Nuno Coelho “Entramos mal no primeiro troço, com muitas cautelas e o tempo não foi o melhor. Depois tivemos a situação da neutralização, que acabou por condicionar por completo o nosso resultado. O tempo que nos atribuíram, foi muito mau e fez com que perdêssemos uma posição no troféu! O rali acabou por ser muito positivo pela boa parte de tarde que conseguimos fazer. Impusemos um bom andamento, recuperamos muitas posições e desta forma penso que provamos que temos os elementos necessários para discutir os lugares da frente no troféu!”

Nuno Coelho e Pedro Alves contaram com um Peugeot 206 Gti muito eficaz, que os levou à 13ª posição da geral no Open, 4º no Desafio ModelStand.

Segue a fase de terra do campeonato, onde a equipa pretende preparar da melhor forma as provas, de forma a continuar os bons resultados já alcançados. Entretanto e já no próximo dia 1 de Julho, Nuno Coelho irá alinhar na Super Especial da Trofa.

Problema inviabiliza nova vitória de Diogo Gago


Depois de três vitórias consecutivas no Desafio Modelstand, Diogo Gago e Jorge Carvalho partiam muito confiantes e motivados para obter novo triunfo na competição, mas um problema mecânico fê-los desistir quando lideravam o Desafio Modelstand no Rali de Monção.

“Tivemos um início prometedor, mas a prova acabou cedo demais, o que nos deixou um amargo de boca. Adoptamos um ritmo ao nosso gosto desde o início, sempre rápido e eficaz, que se reflectiu num muito bom crono”, começou por dizer o piloto algarvio.

O pior foi na especial seguinte, quando um problema de caixa acabou com “as nossas aspirações. A partir de meio do troço começámos a ver que alguma coisa se passava. Muito fumo começou a sair por baixo do carro e tive mesmo dificuldades em travar e virar devido ao óleo da caixa de velocidades que ao sair se espalhou por todo o lado. Tivemos mesmo um princípio de incêndio o que me assustou e me fez baixar o ritmo. Levamos o carro até ao final da especial com alguns cuidados mas na ligação vimos que não valia a pena arriscar, pois iriamos ter mais problemas”, adiantou ainda o piloto apoiado pela Eni, Axa Seguros e Chaveca e Janeira.

Apesar da desistência, Diogo Gago manifesta ainda assim toda a “motivação agora para a fase de terra. Vamos começar a trabalhar para irmos bem preparados para o que resta do campeonato”, finalizou.

26 de junho de 2012

Sebastien Loeb: "Primeira parte da época foi fantástica"

By: RalisOnline*

Depois da Argentina e da Grécia, a Citroën Total World Rally Team assinou na Nova Zelândia a terceira dobradinha consecutiva, com Sébastien Loeb/Daniel Elena e Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. Um resultado que permite à equipa terminar a primeira metade da temporada na frente do Campeonato do Mundo de Construtores e com os dois primeiros lugares na tabela de Pilotos.

Com 61 quilómetros de especiais pela frente – menos de 15% do percurso do rali – o último dia do Rali da Nova Zelândia era menos difícil de gerir que os dois primeiros. Como se previa, a chuva caiu com intensidade em Auckland, no momento em que as equipas deviam efectuar as escolhas de pneus. Os pilotos da Citroën Total WRT fizeram uma escolha condicionada pelo desgaste dos 10 pneus macios disponíveis para todo o rali. Sébastien Loeb escolheu quatro pneus duros novos e dois macios já usados, enquanto Mikko Hirvonen fez a opção inversa.
Situadas a cerca de 60 quilómetros a norte do parque de assistência, as especiais de Burnside/Wech Access e Puhoi não provocaram alterações na classificação geral. A ronde da manhã terminava com a super-especial de Auckland Domain, traçada no parque mais antigo da cidade.

Antes da Power Stage (Burnside/Wech Access 2), a segunda secção tinha de novo as classificativas de Auckland Domain e Puhoi, mais a especial de Ahuroa. De novo, os pilotos da Citroën optaram por escolhas diferentes: cinco pneus Michelin Latitude Cross duros para Mikko Hirvonen e uma mistura de três duros e dois macios para Sébastien Loeb.

A atenção centrava-se, naturalmente, na última especial, susceptível de entregar pontos extra aos mais rápidos. Ao assinar a terceira marca, Sébastien Loeb garantiu um total de 26 pontos no rali. “Tinha de terminar, depois de dois dias de intensa batalha com o Mikko”, resumiu o homem que chegou aos 72 triunfos no Mundial de Ralis. “Mais uma vez as condições foram difíceis e nós conseguimos uma dobradinha. A ideia de partir de férias com um avanço confortável no campeonato agrada-me bastante! É verdade que a primeira parte da época foi fantástica, com cinco vitórias em sete ralis”.

Utilizando pneus menos adaptados ao longo da etapa que os seus adversários, Mikko terminou de novo numa boa posição. “Não foi um dia muito entusiasmante, mas era importante manter a concentração para não cometer erros.
Foi, de novo, um resultado óptimo para a equipa, a fechar a primeira parte de uma temporada em que eu tenho aprendido muito. Estou satisfeito com estes primeiros sete ralis, em que estive regularmente na luta pela vitória, e isso dá-me umas muito boas sensações. Mantenho uma bela colecção de segundos lugares e vou abordar a segunda metade do ano com a esperança de conseguir chegar às vitórias”.
“Este rali acabou por ser mais do que esperávamos”, conclui Yves Matton, director da Citroën Racing. “A aderência das especiais era relativamente boa e a nossa escolha de pneus não foi inadaptada. Tal como o Seb e o Mikko, faço um balanço positivo desta primeira parte da época. A fiabilidade dos pilotos e dos DS3 WRC, a escolha das tácticas, a gestão de pneus, permitiu-nos completar três ralis sem cometer o mínimo erro. Vamos apresentar-nos à partida do Rali da Finlândia com um confortável avanço nos Campeonatos do Mundo de Pilotos e Construtores.
Isso permite-nos uma certa tranquilidade, indispensável para visar a vitória no terreno”.