29 de setembro de 2012

Red Bull vai promover o WRC

O Conselho Mundial da FIA, reunido hoje, anunciou algumas novidades para o Mundial de Ralis, mas também para o Europeu de Ralis, ficando contudo sem se saber o futuro do IRC.

O Sportsman Media Group e a Red Bull Media House passaram a ser os promotores do Mundial de Ralis já em 2013. Estas empresas serão responsáveis por investir e desenvolver o Mundial de Ralis de modo a melhor o seu valor comercial e a sua reputação. Este promotor trabalhar em parceria com a FIA estando ambos focados no desenvolvimento da televisão em direto e na inovação ao nível da media digital para os próximos anos.

De modo a reduzir custos e atrair mais competidores, a equipas que disputem o Mundial têm que participar pelo menos num rali não-europeu. As equipas do WRC devem estar presentes num mínimo de sete ralis.

O atual SWRC passará a designar WRC2, competição que incluirá os carros de 4 rodas motrizes das classes R5, R4 e S2000. Haverá uma taça especifica para os Grupo N dentro da WRC2. Os concorrentes da WRC2 terão que pontuar em cinco dos seis eventos em que podem participar.

O PWRC terá a designação de WRC3 e inclui os carros do Grupo R de duas rodas motrizes (R3, R2 e R1). Estes concorrentes irão também pontuar em cinco dos seis eventos designados.

O FIA WRC Academy passará a ser designado por FIA Junior WRC.
No Europeu de Ralis o Eurosport Events passará a ser o promotor desta competição por 10 anos.

By Ralisonline

28 de setembro de 2012

Fotos do Peugeot 208 Type R5



Citroen mantem-se no WRC em 2013

A Citroen vai continuar no Mundial de Ralis em 2013 com o apoio do Abu Dhabi, que assim regressa ao campeonato depois de ter apoiado a Ford no passado. Em 2013 o piloto principal será Mikko Hirvonen, que se irá mater na equipa a tempo inteiro, enquanto Sebastien Loeb o fará parcialmente, não estando presente em todo o campeonato, embora marque presença no Rali de Monte Carlo 2013.
Um terceiro piloto entrará oficialmente para a equipa, que será Khaleed Al-Qassimi, ainda não tem sido divulgado o nome do piloto que irá substituir Loeb nas provas em que este estará ausente.
Loeb irá manter-se na Citroen, dando início ao desenvolvimento de um novo projeto, que passa pela entrada oficial da equipa e do piloto no WTCC em 2014 e 2015.

By Ralisonline.

26 de setembro de 2012

TODOS OS TRILHOS VÃO DAR A MANGUALDE

A emoção e o gosto pela aventura vão estar instalados durante três dias na Praia Artificial de Mangualde. Um certame que pretende mostrar as diversas vertentes do todo-o-terreno, num reabrir de portas a uma actividade que já teve anos de ouro, mas que poderá vir a recuperar tradições.

Numa organização dos clubes “Dá Gás” e “Rodas no Trilho”, que contam com o total apoio da Câmara Municipal de Mangualde, a 3ª edição da Expo Feira TT de Mangualde pretende igualmente ser um meio excepcional para divulgar alguns dos segredos e encantos de um concelho que vai dar acesso à aventura num fim de semana prolongado.

O trial é uma das especialidades do TT que atrai sempre muito público. Uma pista bem desenhada vai proporcionar espectáculo na 6ª Feira, dia 5 de Outubro a partir das 14h00. Com um número de concorrentes limitado a 20 equipas. A organização dispõe de prémios monetários para os três primeiros classificados.

A Navegação fica agendada para Sábado, enquanto os passeios TT e também de BTT estão marcados para Domingo, dia 7 de Outubro.

Um vasto programa de actividades, uma pista de obstáculos à disposição dos visitantes, uma animação específica dedicada a crianças, possibilidade de parqueamento da viatura e local privilegiado para campismo dentro do recinto, mesmo no areal da Praia Artificial de Mangualde.


Um programa a não perder no Concelho de Mangualde entre 5 e 7 de Outubro.

 Programa de Actividades





   6ª feira – 5 de Outubro


            Prova Especial Trial


09:00 h – Abertura do Secretariado e Inicio das Verificações Técnicas

12:00 h – Encerramento das Verificações Técnicas

14:00 h – Inicio da Secção A – PET 1 e PET 2

16:00 h – Inicio da Secção B – PET 3 e PET 4

19:30 h – Cerimonia de Encerramento do Trial



Sábado – 6 de Outubro

           Prova Navegação

09:00 h – Abertura do Secretariado
 
           10:00 h -  Briefing e Formação de Navegação

12:00 h – Partida 1º Jipe para a Prova de Navegação

17:00 h – Fim da Prova de Navegação

19:00 h – Cerimonia de Encerramento da Navegação





Domingo – 7 de Outubro

Passeio TT 

08:30 h – Abertura do Secretariado

09:15 h – Briefing

09:30 h – Inicio do passeio TT


Passeio BTT 

08:30 h – Abertura do Secretariado

09:30 h – Inicio do passeio BTT

Pedro Silva alinha no Penha I Ralisprint

A cidade berço será palco neste próximo fim-de-semana de mais uma edição da Rampa da Penha prova do Campeonato de Portugal de Montanha a cargo da Demoporto, que contará também com a primeira edição do Penha I Ralisprint, prova englobada no Critérium de Ralis Norte.

O atual líder do Campeonato Regional Ralis Nordeste, Pedro Silva irá marcar presença com o seu habitual Citroën Saxo. Para o piloto vimaranense a prova que já teve a oportunidade de fazer como Rampa em 2010 “representou o cumprir de um sonho, pois desde criança me habituei a acompanhar a prova com bastante entusiasmo. Este ano terei de novo a oportunidade de participar, desta vez em formato Rallysprint, uma prova mais compacta que a Rampa, que penso que me irá agradar da mesma forma. Será um prazer correr de novo "em casa", perante muitos amigos e conhecidos, que me darão um alento extra para conseguir um bom resultado”, salientou Pedro Silva.

Depois dos problemas de motor sentidos no Rali de Mesão Frio, a prova em pisos de asfalto irá servir também como um teste para efetuar mais alguns quilómetros no Citroen Saxo e ter um primeiro contato com o mesmo depois da reparação no motor, para no Rali de Baião, ultima prova do campeonato, poderem estar a 100% na defesa da liderança do Campeonato.

“Vamos aproveitar também para testar o carro, cujo motor foi recentemente aberto e reparado depois de um problema ocorrido no Rali de Mesão Frio, averiguando desta forma se ficou a 100% para o que resta do Campeonato Regional de Ralis - Nordeste, em que vamos tentar defender a liderança na última prova, o Rali de Baião, no final de Novembro”, conluiu o piloto Vimaranense.

Apesar da prova se disputar no Sábado e Domingo, os concorrentes do Ralisprint apenas irão alinhar no sábado, fazendo três especiais de classificação, previstas para as 14h00, 15h15 e 16h30.

Press Release, 26 de Setembro de 2012

Mais vídeos de fernischumi4 (lista de reprodução)

WRC - Old school

This is Rallying The Most Epic Rally Tribute Ever

25 de setembro de 2012

Armindo Neves no Rali Centro de Portugal 2012 [HD]

Adruzilo Lopes o único (Verdadeiro) oficial

Se se considerar que a WRC Team Mini Portugal é um a equipa oficial muito peculiar, mais no papel do que em termos práticos, pode-se-à dizer que o único piloto português de ralis que realmente disputou provas integrado numa formação oficial foi a dupla Adruzilo Lopes e Luis Lisboa. Em 1998, a equipa Peugeot Sport chamou o piloto de Vizela para disputar o Rali de Monte Carlo, ao lado de Gilles Panizzi e François Delecour no 306 Maxi, que o piloto terminou em 12º lugar.

É Luis Lisboa, então o seu navegador, que explica como tudo se passou: "O Jean Pierre Nicolas, o diretor da equipa, convidou o Adruzilo porque se revia nele quando era jovem: um piloto que guiava muito e falava pouco! Quis dar ao Adruzilo esse reconhecimento e também á Peugeot Portugal, por ser o melhor cliente da Peugeot Sport". Mas este é tambem um bom exemplo da dura realidade que é ter um passaporte português: " O Adruzilo sabia que indemendentemente do resultado alcançado, não defendia mais as cores da Peugeot oficial, pois o Nicolas foi peremptório: Portugal vende o mesmo numero de carros num mês que a França numa semana, pelo que se precisar de um terceiro piloto não será português!" relembra Luis Lisboa.

By Autosport.

O estranho "clube" de Röhrl, Sainz e Gronholm

Como se ganha um campeonato sem sequer tentar? Tommi Makinen ganhou quatro titulos consecutivos, mas, em 1998, foi campeão e deu o titulo à Mitubishi no Rali da Grã-Bretanha com muita sorte.

Foi campeão depois de se ter despistado e de estar já a caminho de casa na Finlândia, desiludido. Makinen foi para a Inglaterra, a ultima prova do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre Carlos Sainz.

Portanto, quando o filandes deu um toque no troço de Millbrook, desfazendo a suspensão traseira do Mitsubishi, Sainz dicou com o caminho aberto para o titulo. Mas, no ultimo troço o motor do Toyota Corolla WRC de Sainz enfrentou problemas já no final da especial, mas ainda com a ligação para fazer até ao controlo final. E não era apenas a sorte de Makinen qie tinha virado, a da Mitsubishi tambem tinha, já que o construtor japonês tinha partido com quatro pontos de atraso para a Toyota no campeonato de marcas.

Mas quando começou a sair um estranho fumo do escape do Toytota Corolla WRC, tudo estava acabado. No dia seguinte, foi a vez da Toyota ter sorte quando os pontos suplumentares ganhos nos troços televisionados da Côrsega e Finlândia lhe renderam o titulo frente á Subaro.

Saunz, já campeão em 1990 e 1992, nunca mais ganhou nenhum titulo na sua carreira e tornou.se um dos membros do estranho clube dos "0 e 2". Do mesmo clube tambem fazem parte Walter Röhrl, campeão em 1980 e 1982 e depois disso sem mais titulos, tal como Marcus Gronholm, campeão em 2000 e 2002 e com zero titulos dao para a frente.

É melhor dizer a Sebastian Loeb que se vá divertindo pois ele venceu em 2010 e já se prepara para vencer em 2012. E depois disse é costume nunca mais ser campeão.

By Autosport.

Toque impediu vitória da Competisport

Não correu em pleno a prova da Competisport no Rally Centro de Portugal, a quinta jornada do Campeonato Regional Ralis Centro e terceira da Taça de Portugal de Ralis.

Luís Mota e André Mota entraram algo cautelosos pois essencialmente o primeiro troço estava muito sujo e propicio a saídas de estrada. Mas troço a troço a equipa evoluiu bastante o seu ritmo e estiveram em luta pela vitória no regional até à última PEC, onde vieram a dar um toque e perder algum tempo, acabando o rali na segunda posição a apenas dois segundos do vencedor.

Com a parte competitiva do Regional já terminada, só faziam as 4 primeiras especiais, a dupla do Mitsubishi EVO IV centrava-se agora na Taça de Portugal de Ralis, mas devido ao toque que afetou o turbo, rodaram na 5ª PEC num ritmo lento, perdendo muito tempo, e a 3ª posição que ocupavam até aí no rali. Resolvido o problema na assistência, o último troço foi muito para a equipa que fez um grande crono e recuperou até à 6ª posição da geral.

Em termos de Campeonato Regional Ralis Centro, tudo ainda está em aberto, ficando a questão do título regional adiada para o Rallye de Mortágua.

Luís Mota e Alexandre Ramos prosseguem com o Rallye de Loulé no mês de Outubro, prova do Campeonato Open de Ralis.

SFR Motorsport no pódio

Como seria de esperar a SFR Motorsport esteve uma vez mais em bom plano no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2 RM, com Pedro Leal e Redwan Cassamo a ter uma brilhante prestação na estreia do Citroën Saxo S1600.

Apesar de não ter sido possível testar com o carro antes do rali, a equipa entrou da melhor forma garantindo a vitória no primeiro troço. No seguinte foram os segundos, voltando a repetir a vitória na segunda passagem por Carnide, e o segundo lugar em Pombal/Mata Mourisca, garantindo assim a segunda posição do campeonato após as 4 provas de classificação.

Para as duas últimas especiais, as de S.Pedro Moel a dupla ainda tentou recuperar a diferença, mas a tarefa não era fácil, e a exemplo dos troços iniciais, nas PE mais lentas e encadeadas a dupla conseguia bater o mais evoluído DS3 R3, mas nos troços com mais velocidade de ponta, o DS3 ganhava vantagem, pelo que acabaram por terminar o rali no segundo lugar do Campeonato de Portugal Ralis 2L/2RM. Em termos de CPR absoluto foram os 5º da geral.


“O rali foi um enorme desafio, devido à praticamente nula experiência com o carro, mas a SFR Motorsport fez um excelente trabalho e nós conseguimos rapidamente entrar num bom ritmo, o que me deixou muito feliz e confiante que podemos ter uma grande e rápida margem de progressão, permitindo-nos rapidamente chegar à vitória. Melhor não era fácil!”, salientou Pedro Leal.

A equipa prossegue agora com a realização do Rally de Mortágua no mês de Outubro.
24 De Setembro de 2012

Pilotos SFR Motorsport – Rallye Centro de Portugal:
Pedro Leal/Redwan Cassamo – Citroën Saxo S1600 – 2º no CPR 2L/2RM / 5º no CPR Absoluto