13 de março de 2017

ARC SPORT: INICIO EM ASFALTO A MEIO GAS

 Esta não foi uma prova totalmente conseguida para a ARC Sport que iniciou a época de asfalto em Castelo Branco, com Aloísio Monteiro e Sancho Eiró num Renault Clio R3 T e com Paulo Caldeira e Ana Gonçalves num Mitsubishi Lancer Evo IX.

Aloísio Monteiro que este ano volta a ter aposta dupla, tanto para as duas rodas motrizes do Campeonato Nacional de Ralis, como para o Troféu Ibérico dedicado aos novos Renault Clio R3 T, pretendia nesta prova abertura da temporada rodar com o carro e ganhar mais experiência competitiva. Só parte desse objetivo foi alcançado, isto porque logo no troço inaugural, uma ligeira saída de estrada obrigou a equipa a abandonar, devido à quebra de um braço de suspensão do Renault. Regressado no segundo dia de prova (Super Rali), o piloto acabou por conseguir atingir andamentos bastante interessantes, sem ter qualquer tipo de preocupações competitivas, terminando no entanto em 3º lugar do Troféu Ibérico.

“Chegámos a Castelo Branco preparados para competir tanto para as duas rodas motrizes, como para o Troféu Ibérico dos Renault Clio R3 T. Entrámos agressivos logo no primeiro troço, mas a sorte acabou por não nos acompanhar, uma vez que numa zona suja do traçado, acabámos por ter uma saída de estrada que nos obrigou a abandonar. Regressámos no segundo dia para tentar minimizar o prejuízo acabando por conquistar a 3ª posição entre os Renault e na nossa categoria. Acabámos por ter andamentos positivos e conseguir alguma evolução, o que acabou por ser bastante positivo” referiu Aloísio Monteiro.

Aloísio Monteiro e Sancho Eiró estarão presentes nos Açores em finais de março, para disputar uma das provas mais apetecidas do calendário nacional, ao volante do Renault Clio R3 T com especificações de terra.

Paulo Caldeira acompanhado pela sua mulher Ana Gonçalves disputaram em Castelo Branco a segunda prova pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis das suas carreiras. Ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, a equipa pretendia essencialmente ganhar experiência e evoluir. Quando se iniciava a segunda ronda pelos derradeiros troços do rali, e numa altura em que Paulo Caldeira estava a registar melhores tempos, um problema de alimentação ditou o abandono.

“Quando estávamos a gostar e parecia que tudo ia correr bem nas segundas passagens pelos troços, o sistema de alimentação do carro não quis colaborar. Foi pena, pois até tínhamos conseguido entrar num bom ritmo, e até já estávamos em 3º lugar do grupo. Ficou uma boa experiência, que quero repetir este ano em ralis de asfalto, e apesar desta ocorrência inesperada não vamos desanimar. Quero ainda realçar o excelente comportamento da Ana no seu papel de navegadora”, disse Paulo Caldeira.

Apesar dos objetivos finais não terem sido alcançados, a ARC Sport admite que esta prova acabou por ter uma parte positiva em relação aos comportamentos dos seus pilotos.

“Apesar do problema que o Aloísio Monteiro teve no primeiro dia de prova, o seu regresso à competição acabou por ser bastante produtivo em termos do trabalho que toda a equipa pretende fazer para o futuro. Quanto ao Paulo Caldeira, e quando estava em crescendo em termos de andamentos, um dos azares das corridas acabou por ditar o seu abandono. Mesmo com situações deste género, construímos e aprendemos sempre alguma coisa”, afirmou Augusto Ramiro.

A ARC Sport estará presente no Rali Azores Airlines entre 30 de março e 1 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário